sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Por Falar em Marte


Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol, e situa-se entre a Terra e o cinturão de asteróides. De noite, aparece como uma "estrela vermelha", razão por que os antigos romanos lhe deram o nome de Marte, o Deus da guerra.

Ao contrário do céu azul da Terra, Marte tem um céu amarelo-acastanhado, exceto durante o nascer e o pôr-do-sol, quando adquire uma tonalidade rosa e vermelha. Se a atmosfera fosse limpa de poeira, o céu de Marte seria tão azul como o da Terra.

Por do Sol em Marte

Marte tem estações do ano, mas estas duram o dobro das estações na Terra; o ano marciano é também o dobro do terrestre (cerca de 1 ano e 11 meses terrestres). Já a duração do dia em Marte (sol) é semelhante ao da Terra: 24 horas, 39 minutos e 35 segundos.

Várias sondas e robôs já pousaram em solo marciano. E enquanto não encontram os tão procurados Marcianos, enviam a Terra suas belas fotos.


King Face


A Face da Sidônia


Cratera Victória
Foto tirada pela sonda Opportunity, que passeia pelo solo marciano há 5 anos.

Pirâmides de Marte

Canais em Marte


Tempestades e descargas elétricas


Solo Marciano


Solo MarcianoFoto tirada pela sonda Spirit.


Monte Olympus
Sonda Phenix no solo Marciano


Phobos, a maior lua de Marte


Deimos, a menor lua de Marte



E dos Marcianos!? Nenhuma foto!?

Bom, para o ano de 2025, quando Marte estará em oposição, e mais próximo da Terra, estuda-se lançar uma missão tripulada a este planeta.

A viagem de ida duraria 6 meses. Lá chegando, os astronautas teriam que passar 1 ano e meio em solo Marciano, esperando nova oposição de Marte para retornarem a Terra. Pois se chegassem lá e voltassem no mesmo dia, como demoraria mais 6 meses o retorno, o Sol já estaria entre os dois planetas. Infelizmente, esta escala não pode ser feita!

O Ser Humano suportaria tudo isso? Essa eu quero ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário