sábado, 1 de agosto de 2009

Jeu de Paume: a Origem do Tênis

O jeu de paume ou jogo de palmas é um esporte praticado há mais de mil anos, inicialmente na França, e que se espalhou por toda a Europa no século XV. Paris era o centro do esporte, muito devido à qualidade das bolas, feitas de pele de ovelha, e de seus artesãos, conhecidos como les paumiers. Durante um período, foi proibida inclusive a exportação destas bolas para outros países.

O jogo originalmente consistia em golpear a bola com a palma da mão, daí o seu nome, devolvendo-a por cima de uma rede, como no tênis da atualidade, sendo disputado individualmente (um contra um), em duplas, trios e até equipes de quatro jogadores. A forma de contagem dos pontos também é semelhante à do tênis (15, 30, 40).

Posteriormente foi introduzido o uso de luvas para proteger as mãos, depois de um utensílio de madeira em forma de pá, conhecido como battoir e que mais tarde recebeu um cabo e também as cordas trançadas. Era o nascimento da raquete, uma invenção, acredita-se, italiana.
A princípio os jogos eram disputados ao ar livre, mas a partir do século XIX começou-se a trasferir para locais fechados, nascendo assim os salões de jeu de paume, também conhecidos como tripots.


O jeu de paume (ou tênis real) fez parte do programa dos Jogos Olímpicos apenas na edição de Londres 1908. Uma versão similar da modalidade conhecida como longue paume havia sido esporte de demonstração em Paris 1900. No relatório oficial dos Jogos de 1908, o jeu de paume foi referido como tênis (jeu de paume) enquanto que o tênis foi conhecido como lawn tennis. A competição foi realizada no Queen's Club de Londres, onde até hoje pratica-se o esporte.

A denominação de lawn tennis persiste até hoje em outro clube londrino, o All England Lawn Tennis and Croquet Club, onde é realizado anualmente, desde 1877, o mais famoso torneio de tênis de mundo: Wimbledon. O evento, que pretendia apenas aumentar a arrecadação para o All England Club, precisou estabelecer algumas regras, já que o tênis era praticado de diferentes formas:
  • A quadra se tornou retangular, com aproximadamente 23m de comprimento, e a contagem foi oficializada no "15, 30, 40 e game", retomando os tempos em que o jogo era disputado em salões imensos e dava-se 15 passos adiante para sacar a cada ponto ganho.
  • Outra teoria, diz que a origem do "15, 30, 40 e game (60)" na contagem dos pontos vem do relógio, aonde cada ponto corresponderia a um quarto de percurso até completar uma volta completa, ou 1 hora, quando ganhava-se o game. Originalmente deveria ser "15, 30, 45 e game", mas em algum momento, talvez por comodismo, o quarenta e cinco foi "abreviado" para quarenta.

O jeu de paume foi o primeiro esporte a atribuir o título de campeão do mundo, em 1740, sem interrupção até os dias atuais. No primeiro dia de setembro, celebra-se nos jardins de Luxemburgo as fases finais do Campeonato da França.

Momentos Históricos:

  • Após a Batalha de Azincourt, em 1415, o duque de Orléans foi capturado e levado à Inglaterra, onde permaneceu por vinte anos em Wingfield. Foi através dele que o esporte foi introduzido na Inglaterra, já que o duque era seu praticante. Quatro séculos depois um descendente do duque, Walter Clopton Wingfield, inventou o tênis, uma adaptação do jeu de paume, mas jogado sobre grama. Inicialmente o Major Walter Clopton chamou o jogo de Sphairistike (do grego jogo de bolas), depois de Sticky, e finalmente Lawn Tennis. Ele criou e patenteou ainda os primeiros Lawn Tennis Kits, que continham uma bag com bolas de borrachas (que permitiram o jogo sobre a grama), quatro raquetes de madeira em forma de pera, uma rede triangular, e um livro de seis regras.

  • Em 20 de junho de 1789, dias antes da queda da Bastilha em 14 de julho do mesmo ano, marco inicial da Revolução Francesa, todos os deputados franceses foram impedidos pelo Rei Luiz XVI de entrar na reunião dos Três Estados, que discutia a caótica situação econômica e social da França àquela época. Revoltados, reuniram-se no salão do jeu de paume do Palácio de Versailles e juntos juraram exigir uma nova constituição para a França, num histórico episódio que ficou conhecido como Serment du Jeu de Paume (Juramento do Jeu de Paume).

E porque Jeu de Paume aqui no Blog?

A poesia também é feita com as mãos, assim como o carinho, e por isso aqui no blog, tudo neste sentido também é considerado um jogo de palmas!

4 comentários: