sábado, 15 de agosto de 2009

Murray, nº 2 do mundo por quanto tempo?


Com a vitória de hoje sobre Tsonga (#7), o escocês Andy Murray, 22 anos e atual #3 do mundo, figurará a partir da próxima segunda-feira como o novo #2 do mundo.

Superará o espanhol Rafael Nadal, que recentemente voltou da contusão nos joelhos que o afastou das quadras por 2 meses, impossibilitando-o de defender quase 4 mil pontos neste período, e lhe custando a perda do #1 para Federer e agora do #2 para Murray.
Sai Nadal entra Murray
Não se pode negar que é um grande feito para Murray, um tenista que se destaca por sua regularidade no circuito, mas não por muitos títulos importantes.

Vale lembrar que o ranking da ATP leva em consideração os 18 melhores resultados de cada tenista nas últimas 52 semanas. Nesse período, Murray conquistou os Masters 1000 de Madri e Miami, os ATPs de São Petersburgo, Doha, Roterdã e Queen`s, além do vice do US Open 2008 e da semifinal de Wimbledon 2009.

Pelo menos provisoriamente, Murray acaba com a hegemonia Federer/Nadal nas duas primeiras posições do ranking, que já durava mais de 4 anos, desde 2005, quando o espanhol superou Lleyton Hewitt, atual # 40 do mundo.
O pódio atual

Amanhã tentará mais um título de Master 1000 contra o supreendente argentino Juan Martin Del Potro (#6), que fará sua primeira final de evento deste nível, e vem embalado pelo título do Master 500 de Washington semana passada.


A pergunta que fica é até quando ele será #2? Poderá ser por apenas uma semana, já que defende na próxima o título de Cincinnati e depois o vice do US Open, mas também poderá ser o n#1 do mundo ainda este ano, se Nadal, e principalmente Federer não forem bem nestes torneios. Aliás, esta é a meta de seu discurso de hoje:

"Joguei regularmente bem neste ano, então, fora não ter vencido um Grand Slam, eu fiz o suficiente para justificar a minha vice-liderança e chegar mais perto de, talvez um dia, me tornar o número 1. Essa é a minha meta."

Mas, apesar do sucesso dentro das quadras, para muitos, Murray não agrada fora dela. Em parte pelo seu estilo de jogo, que não empolga, se portando muitas vezes como um devolvedor de bolas, que se mexe bem em quadra e espera pelos erros de seus adversários. Em parte pela sua personalidade pouco apreciada e nada cativante.

Também é verdade que há alguns que o consideram um tenista multifacetado, com um arsenal variado, e ainda não usado totalmente.
Murray multifacetado


Mas quem compraria este souvenir!?


Amanhã 1 jogo e 2 estilos: Del Potro atacando e Murray rebatendo tudo e variando o jogo quando possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário