terça-feira, 4 de agosto de 2009

A Conquista da Lua - A Maior Viagem do Homem

Há 40 anos...
Do ponto de vista da ciência, havia a necessidade de se enviar uma nave tripulada à Lua? A resposta é que mais que uma necessidade científica, pisar na Lua era um sonho da humanidade.

Em 1961, John Kennedy, então presidente dos Estados Unidos, prometeu que um norte americano pisaria no solo lunar antes do fim da década. Naquela época ainda se sabia muito pouco sobre a superfície da Lua e nenhum americano tinha estado em órbita da Terra.

Foram dois os programas predecessores do projeto Apollo. Entre março de 1965 e novembro de 1966 foram enviadas dez missões tripuladas ao espaço como parte do programa Gemini. O objetivo desse programa era testar e desenvolver técnicas que seriam necessárias para as missões Apollo, como os encontros espaciais e o acoplamento de duas naves.

Entre agosto de 1966 e agosto de 1967 cinco naves do programa Lunar Orbiter entraram em órbita da Lua, com o objetivo da escolha de possíveis locais para pouso, assim como a realização de medidas de intensidade de radiação e densidade de poeira espacial nas proximidades da Lua. Essa poeira e essa radiação poderiam ser danosas, com efeitos imprevisíveis sobre o ser humano.

Os primeiros passos haviam sido dados, e o projeto Apollo levaria enfim o homem a lua. Mas, infelizmente, o início foi trágico: quando os astronautas da Apollo 1 testavam em solo os equipamentos do módulo de comando, uma faísca provocou um incêndio. O interior da cápsula estava cheio de oxigênio puro, que é altamente inflamável, fazendo com que o fogo se espalhasse violentamente. Os três não conseguiram escapar e morreram.

Mas o projeto seguiu firme em busca do sonho, e em 21 de dezembro de 1968 a Apollo 8 foi a primeira nave tripulada a sair da gravidade da Terra, entrando em órbita lunar em 24 de dezembro. Durante as dez voltas que deu em torno da Lua seus tripulantes observaram possíveis futuros locais de pouso. Nunca o ser humano havia estado tão longe.

Faltavam agora apenas os testes com o módulo lunar antes de pisar na Lua. A Apollo 9 testou manobras de separação e acoplamento na órbita da Terra, enquanto que a Apollo 10 completou os testes necessários para a descida do homem na Lua. O módulo de comando desta última ficou em órbita de nosso satélite, enquanto dois de seu tripulantes, no módulo lunar, desceram a apenas 15 km da superfície da Lua. Ficaram a um passo do sonho.

No dia 16 de julho de 1969, a Apollo 11, composta pelo módulo de comando Columbia, o módulo lunar Eagle e o módulo de serviço, com os astronautas Neil Armstrong (comandante a esq), Edwin "Buzz" Aldrin (piloto do módulo lunar a dir) e Michael Collins (piloto do módulo de serviço ao centro) a bordo, foi lançada de Cabo Canaveral, na Flórida, na ponta de um foguete Saturno V em direção a lua.


No dia 20 de julho de 1969, mais de um bilhão de pessoas assitiram ao vivo o pouso do módulo lunar da Apollo 11, batizado de "eagle", no solo de nosso satélite, na região conhecida como Mar da Tranquilidade. A bordo Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin.

“Houston, Tranquility Base here. The Eagle has landed” (“Houston, aqui Base da Tranqüilidade. A Águia pousou”), disse Armstrong.

Michael Collins, piloto do módulo de comando Columbia, permaneceu em órbita da Lua.

Horas depois, o astronauta Neil Armstrong tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua.

"Este é um pequeno passo para o homem, mas um enorme salto para a humanidade"


Depois foi a vez de Edwin "Buzz" Aldrin se juntar a Armstrong em seu passeio na Lua.


Ao meu ver, o maior feito do homem em toda sua história.

2 comentários: