quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Marte Aparecerá Tão Grande Como a Lua?


Um e-mail que circula na internet avisa que hoje, neste exato momento, o planeta Marte estará a sua menor distância da terra, e aparecerá no céu do mesmo tamanho da Lua.
  • Na realidade, a informação contida no citado e-mail não é verdadeira.
De fato, no dia 27/08, mas do ano 2003, Marte estava em sua maior aproximação Terra, cerca de 55,8 milhões de quilômetros, e se tornou um dos mais interessantes objetos celestes visíveis a olho nu, em virtude do seu brilho e de sua coloração acentuadamente vermelha. Mas muito longe de apresentar o mesmo tamanho da Lua.
Marte é um planeta vizinho da Terra. Sua órbita é maior e envolve a órbita terrestre. Ele se move mais lentamente que o nosso planeta e por isso leva quase dois anos para completar uma volta ao redor do Sol. Por causa disso, a cada 26 meses, aproximadamente, a Terra alcança e ultrapassa Marte.
Na Astronomia, esse encontro é chamado de “oposição ao Sol” (ou simplesmente “oposição”), porque para ver Marte devemos olhar na direção oposta à nossa estrela: quando o Sol se põe no Oeste, o planeta nasce a Leste e quando é meia-noite, Marte atinge sua altura máxima no céu.

"Oposição" Terra / Marte

Como as órbitas da Terra e principalmente de Marte não são círculos perfeitos, esse encontro pode se dar a diferentes distâncias. Tipicamente, numa oposição bem favorável, a distância entre Terra e Marte fica entre 55 e 56 milhões de quilômetros, como a que ocorreu em 2003 (outra dessa só depois do ano 2200). Parece muito mas, em média, Marte fica a mais de 200 milhões de quilômetros da Terra.

E qual foi o tamanho que Marte apareceu no céu?

Se imaginarmos que de um horizonte a outro contamos 180 graus na abóbada celeste, a Lua Cheia terá cerca de ½ grau de diâmetro. Na oposição de 2003, Marte atingiu os 25 segundos de arco – isso é 72 vezes menor que a Lua Cheia (meio grau tem 1800 segundos).

Ficção
Realidade
A próxima oposição de Marte será em 2010, mas no dia 29 de janeiro e não 27 de agosto. Outra oposição equivalente (mas não igual a de 2003) só em 2018.
A Lua é 9 vezes mais leve e 8 vezes menos volumosa que Marte. Para que Marte ficasse tão grande como a Lua no céu, ele teria que estar a pouco mais de 700.000 km (esteve a 55,8 milhões km) da Terra e sua força gravitacional, somada a da Lua, teria consequências catastróficas sobre as marés e inundaria milhares de cidades.
É melhor deixar Marte aonde ele está, e bem pequenino no céu!

Um comentário:

  1. Estelita!!! Interessante suas observações sobre o planeta Marte e a Lua.
    Estamos na expectativa de ver em seu blog. As crônicas do US OPEN. Nadal está vindo ai firme e forte.

    Sds. tenísticas & esportivas de

    Agda Silva
    Paixão pelo tênis

    ResponderExcluir