quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Perseidas

As Perseidas são chuvas de meteoros que ocorrem anualmente, entre os meses de julho e agosto, quando a Terra atravessa o espaço onde estão os restos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, que completa sua órbita a cada 130 anos, tendo feito sua última passagem pelo nosso planeta em 1992.


São assim denominadas devido ao ponto do céu de onde parecem vir, o radiante, localizado na Constelação de Perseus.


A maior intensidade da chuva de meteoros ocorre entre os dias 8 a 14 de Agosto, sendo o pico máximo hoje, na madrugada do dia 12 para 13 de Agosto, quando se chega a observar de 60 a 100 meteoros por hora.

O fenômeno é observado há mais de 2.000 anos, tendo seu primeiro registro no Extremo Oriente. Na Europa o fenômeno ficou conhecido como Lágrimas de São Lourenço, um Mártir e Santo da Igreja Católica, que foi um dos 7 primeiros diáconos (guardião do tesouro) da Igreja Cristã.

Porém, durante o período de perseguição aos Cristãos, imposto pelo Imperador Romano na época, séc. III dC, foi morto queimado vivo sobre um braseiro ardente. Tem seu dia comemorado em 10 de Agosto, coincidentemente durante a Perseida, daí a alusão às suas lágrimas.


Devido à trajetória da órbita do cometa Swift-Tuttle, o espetacular fenômeno é observado essencialmente no Hemisfério Norte.

Mas se alguém vir hoje uma estrela cadente no céu, não esqueça de fazer seu pedido!

Um comentário:

  1. Que bacana!
    Interessante... não sabia disso!
    Gostei muito daqui...
    Beijos

    ResponderExcluir