quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A Batalha das Superfícies


Por falar na grande e saudável rivalidade entre Rafael Nadal e Roger Federer, em 2 de maio de 2007, foi a realizada a Batalha das Superfícies, um grande e inovador espetáculo tenístico, assim como foi a Batalha dos Sexos em 1973, aonde a naquela época tenista Billie Jean King venceu o ex-tenista Bobby Riggs, um ex-campeão de Wimbledon que foi um dos melhores tenistas nas décadas 1930 e 40.

Na Batalha das Superfícies, uma quadra foi especialmente construída em Palma, na Espanha, sendo um lado de saibro e o outro de grama.


Naquela época, o espanhol Rafael Nadal, então com 20 anos, era o atual bi campeão de Roland Garros e vinha de uma incrível sequência de 72 jogos invictos sobre o saibro. O suiço Roger Federer, então com 25 anos, era o atual tetra campeão de Wimbledon.

Seria a batalha entre o Rei do Saibro e #2 do mundo contra o Rei da Grama e #1 do mundo.

Algumas curiosidades do jogo:
  • A quadra dividida dava uma clara vantagem ao jogador do lado do saibro, uma vez que a bola subia mais lenta e dava mais tempo para o tenista executar seu golpe e exigiu o máximo do adversário do outro lado.
  • Os dois jogadores estavam sujeitos à mesma vulnerabilidade quando sacavam da grama, com o adversário em boas condições de atacar o saque logo em seguida.
  • As trocas de lado foram ampliadas de 90 segundos para dois minutos para permitir que Nadal e Federer trocassem de tênis para cada superfície.



No fim do jogo, Rafael Nadal, que na época vinha de 7 vitórias nos últimos 10 jogos contra Roger Federer, triunfou novamente por 2 x 1, parciais de 7-5, 4-6 e 7-6 (12-10), e levantou mais um troféu, desta vez de um torneio exibiçao.



E foi coroado o Rei das Superfícies.



E após aquela batalha, como estão os números de hoje?

Rafael Nadal:

  • Detém o récorde de jogos invictos sobre um mesmo piso, ao ficar 81 jogos sem perder no saibro.

  • Ganhou mais duas vezes RG (07/08), venceu Wimbledon um ano depois (08) e Australian Open (09), totalizando 6 GS.

  • Ganhou a medalha de ouro em simples nas Olimpíadas de Pequim.

  • Assumiu o posto de #1 do mundo no dia 18 de agosto de 2008, mas após 10 meses, em virtude de sua contusão nos joelhos, foi novamente superado pelo suiço.

Roger Federer:

  • Detém o recorde histórico de 237 semanas consecutivas como número 1 mundial, entre 2 de fevereiro de 2004 e 17 de agosto de 2008.

  • Ganhou a medalha de ouro em duplas nas Olimpíadas de Pequim.

  • Ganhou Wimbledon mais duas vezes (07/09), US Open mais duas vezes (07/08) e finalmente seu 1º Roland Garros (09), completando ao todo 15 títulos de GS e tornando-se o maior tenista de todos os tempos.

  • Foi pai de duas filhas (gêmeas) Charlene Riva e Myla Rose, nascidas em 23 de julho deste ano, as já famosas futuras tenistas, já que sua mulher Miroslava Wawrineck também é ex-tenista.

Os dois estarão de volta este mês no Master 1000 de Montreal, Canadá. Esperamos novas batalhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário