terça-feira, 4 de agosto de 2009

A Conquista do Espaço


Nos anos 60, auge da guerra fria, EUA e União Soviética disputavam passo a passo a conquista espacial. Os soviéticos já tinham saído na frente, e em 1959 foram os primeiros a lançar um satélite artificial no nosso planeta, o Sputnik 1, uma esfera de alumínio com menos de 50 cm de diâmetro e quatro antenas que transmitiam ininterruptamente sinais de rádio para a Terra.

Foram também os soviéticos os primeiros a colocar um ser vivo em órbita, a cadela Laika, para estudar os efeitos da falta de gravidade no organismo. Ela não sofreu nenhum efeito nocivo por uma semana, até que o suprimento de ar que levava se esgotou e ela morreu.

Foi também a União Soviética que colocou o primeiro homem no espaço: Yury Gagarin, em 12 de abril de 1961. A bordo da nave Vostok 1, Gagarin gastou 108 minutos para dar uma volta completa em torno de nosso planeta.



E a lua?

Em 1959 a União Soviética já havia dado início à "conquista da Lua" com o projeto Luna, que enviou várias naves ao nosso satélite natural. A Luna 1 foi a primeira nave a ir além da Lua e entrar em órbita do Sol; a Luna 2 foi o primeiro objeto construído pelo homem a alcançar o solo lunar; ainda em 1959 a Luna 3 foi a primeira sonda a fotografar a face oculta da Lua (a que nunca é vista da Terra); a Luna 9 fez o primeiro pouso suave na Lua e nos enviou imagens de TV de sua superfície; a Luna 10 entrou em órbita da Lua, tornando-se seu primeiro satélite artificial.

E os Estados Unidos?

Bom, ficaram com o prato principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário