segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Missões Apollo na Lua

Rastro dos astronautas da Apolo 14
Alguns adeptos das teorias de conspiração não acreditam que o homem pousou na Lua.

Alegam várias coisas, como a bandeira americana balançando na Lua onde não existe vento (a NASA explicou que foi o astronauta que a balançou), a presença de sombras em várias direções nas fotos lunares, embora a única fonte de luz lá seja o sol, e várias outras.


Bandeira americana balançando
Particularmente nunca fui adepto destas teorias, e sim um entusiasta das viajens espaciais.
Mas confesso que já me perguntei porque a NASA simplesmente não apontava o Telescópio Hubble para a Lua, que fica ali vizinha, se comparada aos milhões de anos luz das galáxias fotografadas, e mostrava os módulos de pouso que lá ficaram, os experimentos, a bandeira americana e até as pegadas dos astronautas. Bom, deve ter alguma explicação científica para isso.
Módulo lunar e suas sombras
Mas esse dia chegou, e se não foi pelos "olhos" do Hubble foi pelo satélite Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), cujo principal objetivo é mapear a superfície da Lua em busca de outros locais de pouso para novas missões tripuladas, além da detecção de sinais da existência de gelo.
Esta é a primeira vez que os equipamentos deixados na Lua pelos astronautas há quase 40 anos são fotografados. A LRO ainda não atingiu sua órbita definitiva, o que significa que ela será capaz de capturar novas imagens dos mesmos locais com resolução de duas a três vezes superior. A sonda passará diversas vezes pelo mesmos locais.

As fotos mostram os módulos de descida lunar e suas sombras alongadas, produzidas pelo Sol atingindo a superfície da Lua em um ângulo muito baixo. Foram fotografados os locais de pouso de seis missões Apollo. O local de pouso da Apollo 12 deverá ser fotografado nas próximas semanas.

Eagle da Apollo 11

Antares da Apollo 14

Falcon da Apollo 15

Orion da Apollo 16


Challenger da Apollo 17

Outros conspiradores aparecerão!?

Não sei, mas que é difícil ver alguma coisa aí nessas fotos é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário