sábado, 22 de agosto de 2009

Gasquet Comemora Volta às Quadras


O tenista francês Richard Gasquet (#38), 23 anos, está de volta às quadras, após a suspensão por dopping, leia-se uso de cocaína, que ele jura inocência.

Gasquet, aos 9 anos de idade, já um talentoso garoto prodígio, era a maior promessa do tênis francês, e a maior esperança de um campeão local em Roland Garros, desde Yannick Noah em 1983. E já vendia revistas!

O garoto prodígio antes...

...e depois


Não se pode dizer que Gasquet não seja um grande tenista, pois chegou a ser o #7 do mundo em meados de 2007, o que não é pouco, num circuito tão competitivo, tendo inclusive 5 títulos de ATP. Mas também não atingiu todas as expectativas lançadas sobre ele desde a infância. Talvez tenha sido esta pressão precoce o problema.

O fato é que o bom garoto foi pegue em um exame anti-dopping por uso de cocaína realizado durante o Master 1000 de Miami em abril deste ano. A cocaína é considerada uma droga (anti)social, e sabidamente não melhora o desempenho do atleta em quadra. Mas é considerada dopping.
Suspenso inicialmente por 2 anos, Gasquet jurou inocência, alegando que sua "contaminação" foi acidental, em uma festa em Miami antes do torneio, provavelmente por meio de um drink ou através de um beijo em uma garota com quem ficou. A quantidade da droga encontrada em seu sangue era realmente muito pequena.

Gasquet e suas festas...

...e seus beijos


A ITF (Federação Internacional de Tênis) engoliu a história, aceitou seus argumentos, e embora o considerando culpado por Ofensa de Dopping, já que a responsabilidade é dele pelo ocorrido, considerou que a falta não foi significante, qualificou o acontecimento de “excepcional e provavelmente único", e reduziu sua suspensão para 75 dias, que se encerrou exatamente no dia do julgamento.
Exames posteriores em seu corpo, comprovaram que Gasquet não é um costumaz usuário de cocaína. Um grande alívio pra ele, pra ITF e pro circuito.

Agora Gasquet está de volta e vai disputar o qualy do ATP 250 de New Haven. Apesar de ter ranking (#38) para entrar direto na chave, o tenista não havia se inscrito para a chave principal em tempo hábil, restanto disputar o qualy como cabeça 1. Aliás, cabeça é que mais se espera de Gasquet daqui em diante.

Gasquet em busca de novas conquistas...

...dessa vez nas quadras

Nenhum comentário:

Postar um comentário