domingo, 28 de novembro de 2010

Coluna Jornal de Jequié - Dengue: até quando?


O Brasil, que já teve o mosquito Aedes aegypti erradicado na década de 50, controlando assim a doença, vem agora década a década apresentando cada vez mais casos de dengue. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o número de casos em todo o mundo vem dobrando nas últimas cinco décadas. No Brasil a situação é ainda mais alarmante.

Os dados revelam que houve uma progressão no número de casos desde 2004, quando o país registrou 112 mil infectados. Em 2005, esse índice passou para 204 mil, saltando para 346 mil em 2006 e para 560 mil em 2007, representando dois terços de todos os casos registrados nas Américas. Em 2010, até o dia 16 de outubro, foram notificados 936.260 casos de dengue clássica no país, com 592 casos fatais. E eu fico me perguntando aonde vamos parar?

Em 2010, até o momento, foram notificados 50.546 casos de dengue na Bahia. Aqui em Jequié, que mal se recuperou da terrível epidemia ocorrida há 2 anos, inclusive com alguns casos fatais de dengue hemorrágica, o risco de uma nova epidemia já se torna iminente, de acordo com o LIRA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) de alguns de nossos bairros.

O mosquito transmissor da doença vive nas áreas urbanas, e nos períodos de chuva, encontra nos objetos que acumulam água o local ideal para se reproduzir e assim transmitir o vírus da dengue ao ser humano, deflagrando a cada ano uma nova epidemia.

São quatro tipos de vírus causadores da doença, e a cada epidemia um, ou até alguns dos tipos se manifestam. Esse fato impede, até o momento, o desenvolvimento de uma vacina, que estimularia o organismo a produzir anticorpos contra um ou dois tipos de vírus, mas o deixaria vulnerável aos outros, e susceptível ao desenvolvimento da dengue hemorrágica.

Assim, uma mudança no programa de controle da doença por parte do poder público aliada a uma grande mobilização da sociedade é a principal forma de evitar novas epidemias. Em grande parte dos casos, o foco da doença é na própria casa do doente, fato que poderia ser evitado por ele mesmo ou por sua família.

A melhor maneira de combater a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os criadouros. Nunca deixe água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente, como garrafas, pneus, bacias, etc. Lave bem os pratos dos vasos de plantas, passando um pano ou bucha para eliminar os ovos dos mosquitos e coloque areia nos recipientes.

Elimine ou mantenha os pneus que estão fora de uso em lugar coberto. Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafa, latas e tudo o que acumule água. Mantenha o lixo sempre fechado.

Trate a água da piscina com cloro. Limpe uma vez por semana. Se não for usá-la, cubra bem. Mantenha as caixas-d'água, cisternas, tambores, poços e outros depósitos de água sempre bem fechados.

Prevenir é a melhor forma de tratamento. Devemos ter em mente que cuidando apenas da nossa casa, do nosso quintal, já estamos cuidando da nossa saúde, da saúde dos nossos filhos, da nossa família e dos nossos vizinhos.

Um comentário: