segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Coluna Jornal de Jequié: A Criança Respiradora Bucal

A respiração pelo nariz é uma respiração fisiológica, natural e nos proporciona saúde e bem estar. Além disso, o nariz funciona como um filtro, umidificando e aquecendo o ar inspirado, protegendo assim o pulmão de receber diretamente as impurezas do ar.

Caso a respiração ocorra pelo nariz e boca ao mesmo tempo ou só pela boca (respiração bucal de suplência), sérias conseqüências poderão ocorrer. Se esta situação se arrastar desde a mais tenra infância, as alterações decorrentes irão influenciar negativamente no crescimento da criança de forma mais intensa.

A obstrução nasal na criança é um sintoma freqüente e ocasiona na maioria dos casos a “respiração bucal de suplência”, que não deve ser considerada uma alternativa normal, mas sim uma doença. Durante o dia, a criança permanece sempre com o nariz entupido e a boca aberta. À noite apresenta roncos, sono agitado e sialorréia (baba no travesseiro). Como não dorme bem, geralmente apresenta agitação e falta de concentração, que podem levar a um fraco desempenho escolar.

O desenvolvimento e crescimento da face dependem de uma respiração nasal normal. Assim, se a criança respira pela boca, pode desenvolver alterações dentárias e faciais, que se não tratadas a tempo, podem ser irreversíveis. Estas alterações acarretam a chamada “fásceis adenoideana”, caracterizada pela boca entreaberta, lábio superior levantado, narinas estreitas, fisionomia inexpressiva, tendência a babar, protusão de incisivos superiores (criança dentuça), mordida aberta e má oclusão dentária na adolescência.

Além disso, como o ar não passa pelo nariz, ele não é aquecido, filtrado e umidificado adequadamente, passando pelas vias aéreas de maneira inadequada. Assim, é comum a criança apresentar ressecamento da boca e crises de garganta de repetição.

Normalmente, o respirador bucal prefere alimentos macios e moles, e ainda acompanhados de água, sucos ou refrigerantes. Desta forma, a refeição torna-se mais rápida e menos cansativa, pois facilita a mastigação e deglutição. Por outro lado, a mastigação alterada, executada com os lábios abertos, é rápida, ruidosa e desordenada, pois é difícil respirar pela boca quando ela está cheia.

As causas da respiração bucal na criança são várias, sendo as mais freqüentes as rinites e a hipertrofia (aumento) das amigdalas e adenóides. Crianças que apresentam estes sinas e sintomas devem ser avaliadas com exame otorrinolaringológico completo para o seu diagnóstico precoce.

O tratamento adequado, que muitas vezes é realizado de maneira multidisciplinar, com participação do Pediatra, do Otorrino, do Ortodontista e da Fonoaudióloga, possibilitará o seu crescimento e seu desenvolvimento normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário