segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Coluna Jornal de Jequié: Teste da Orelhinha



ALGUNS BEBÊS NASCEM OUVINDO MAS OUTROS PRECISAM DA SUA AJUDA

A audição começa a partir do 5º mês de gestação e se desenvolve intensamente nos primeiros meses de vida. Qualquer problema auditivo deve ser detectado ao nascer, pois os bebês que têm perda auditiva diagnosticada cedo e iniciam o tratamento até os 6 meses de idade apresentam desenvolvimento muito próximo ao de uma criança ouvinte, minimizando ou até eliminando as dificuldades encontradas por esta criança no seu desenvolvimento.

O diagnóstico após os 6 meses traz prejuízos para o desenvolvimento da criança e suas relações familiar e social. Em grande parte dos casos, os pais só percebem que seu filho possui algum tipo de perda auditiva por volta dos dois ou três anos. Nesta idade, é possível que a criança já venha enfrentando problemas de socialização e até algum atraso de desenvolvimento psicomotor. Infelizmente, no Brasil, a idade média de diagnóstico da perda auditiva é muito tardia, em torno de quatro anos de idade.

Qualquer bebê pode apresentar um problema auditivo no nascimento ou adquiri-lo nos primeiros anos de vida. Isto pode acontecer mesmo que não haja casos de surdez na família ou nenhum fator de risco aparente. A incidência de surdez ao nascer é muito alta se comparada com outras doenças que têm testagem obrigatória (teste do pezinho) assim que o neném nasce: Surdez – 30 casos em cada 10.000 nascidos, Fenilcetonúria (Teste do Pezinho) – 1 caso em cada 10.000 nascidos, Hipotireoidismo - 2,5 casos em cada 10.000 nascidos, Anemia Falciforme – 2 casos em cada 10.000 nascidos

A realização da Triagem Auditiva Neonatal (Teste da Orelhinha) de rotina em todos os bebês é a única estratégia capaz de detectar precocemente perdas auditivas que irão interferir na qualidade de vida do indivíduo.

O Teste da Orelhinha é um exame de Otoemissões Acústicas Evocadas (OEA), o método mais moderno para identificação de surdez em bebês, sendo um procedimento não invasivo, que pode ser feito com o bebê dormindo em 5 a 10 minutos. O exame não tem contra-indicações, não utiliza agulhas ou objetos perfurantes e não perturba o bebê. O teste é feito por meio de uma sonda colocada na orelha da criança. São emitidos então alguns estímulos sonoros e capta-se o retorno, avaliando desta maneira o funcionamento do ouvido interno da criança.

Lembre-se de que ouvir é fundamental para o desenvolvimento da fala e da linguagem, favorecendo um adequado desenvolvimento social, psíquico e educacional da criança. Se o exame não foi realizado no nascimento, faça-o agora. Peça ao pediatra o Teste da Orelhinha e procure o Otorrinolaringologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário