segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Coluna Jornal de Jequié: Perdemos o Valor?


Não sei se existia este ditado aqui na Bahia, mas em dia de eleição em cidades do interior do Ceará, era muito comum ouvir a pergunta: “já perdeu seu valor”?

O significado real da pergunta era saber se a pessoa já tinha votado. E tinha gente que fazia questão de “se valorizar” ao máximo, deixando pra votar ali já no apagar das luzes, quem sabe almejando um último “presente”, um almoço, um lanche, ou apenas tentando se sentir importante, pelo menos naquele dia.

Mas o fato é que dia de eleição tem que ser tratado realmente como o dia mais importante do ano, aliás, do quadriênio, já que os mandatos, à exceção de Senador, são para 4 anos.

E nesse pleito que se encerrou parcialmente no dia 03 de Outubro, há de se elogiar a agilidade da apuração do resultado em todo o Brasil, onde antes da meia-noite, praticamente tudo já estava definido. Inclusive que teremos 2º turno para Presidente, dando mais oportunidade aos candidatos José Serra e Dilma Rousseff para mostrarem aos eleitores suas propostas e programas de governo.

E como ficou Jequié?

A surpresa negativa foi a não re-eleição do Senador César Borges, filho da terra, mas que não conseguiu renovar o seu mandato, e nem sequer teve maioria nem mesmo aqui em Jequié.

Para a Câmara dos Deputados, Roberto Britto se re-elegeu para seu 2º mandato, com a ajuda decisiva de mais de 13 mil votos da nossa cidade. Sérgio da Gameleira, apesar de não ter conseguido se eleger, surpreendeu positivamente em sua 1ª aparição no cenário político, obtendo a expressiva soma de mais de 10 mil votos em Jequié. Ao que tudo indica, poderá ser uma nova força no próximo pleito municipal.

Mas Jequié deve sair ganhando lá em Brasília, com mais 2 Deputados Federais eleitos com boa votação na cidade: Antônio Brito, que está a frente do Hospital a ser construído pela Santa Casa de Misericórdia em Jequié, teve a expressiva votação de quase 10 mil votos na cidade, totalmente decisiva em sua eleição, e Rui Costa, que fez dobradinha com Euclides Fernandes em Jequié, e foi o 3º Deputado Federal mais votado na Bahia, e o 1º da coligação que apoiou Jaques Wagner, eleito no 1º turno com uma esmagadora maioria de votos.

Para a Assembléia Legislativa da Bahia, Drª Tânia teve a maior votação aqui dentro de Jequié, entre todos os candidatos a deputado (Estadual e Federal) com quase 17 mil votos, mas não conseguiu sua eleição. Mas permanece forte para o próximo pleito municipal.

Dos atuais deputados estaduais, Isaac Cunha foi o 3º mais votado na cidade, mas foi o único que não se re-elegeu. Ambos, ele e Drª Tânia, ficaram na suplência. Leur Lomanto Jr., com mais de 6 mil votos na cidade, renovou seu mandato, e permanece como um dos representantes de Jequié na Assembléia Legislativa.

Mas o que os números indicam é que o grande vencedor desta eleição para a nossa cidade foi o Deputado Estadual Euclides Fernandes. Com mais de 10 mil votos apenas em Jequié, e com uma maciça votação de mais de 63 mil votos em todo o estado, foi o 13º Deputado Estadual mais votado da Bahia. Somando-se a isto, a sua parceria com o Deputado Federal Rui Costa, e a re-eleição do Governador Jaques Wagner que obteve 67% dos votos da nossa cidade, está em suas mãos a nossa principal esperança de conseguir recursos e empreendimentos para o crescimento de Jequié.

Mas como uma andorinha só não faz verão, tomara que todos os nossos representantes eleitos possam somar esforços, colocando o povo e a cidade de Jequié acima de qualquer interesse pessoal, e atuem em prol de nossa cidade seguindo os ensinamentos de São Francisco de Assis:

“Comece fazendo o necessário, depois o que é possível, e em pouco tempo você estará fazendo o impossível”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário