sábado, 11 de setembro de 2010

Coluna Jornal de Jequié: A Perda de Audição dos Idosos


Presbiacusia é a diminuição da audição decorrente do envelhecimento. Com o aumento da esperança de vida e conseqüente envelhecimento da nossa população, este problema vem se tornando cada vez mais freqüente.

A deficiência auditiva é uma das condições mais incapacitantes, limitando ou impedindo o seu portador de desempenhar plenamente seu papel na sociedade. Além disso, causa problemas de alerta e defesa, devido à dificuldade de ouvir veículos aproximando-se, panelas fervendo, alarmes, telefones e campainhas.

Geralmente os primeiros indícios de presbiacusia ocorrem a partir dos 40 anos de idade, porém o período de início e progressão varia muito de pessoa a pessoa. A perda da audição é progressiva e acomete ambos os ouvidos. Uma das principais queixas do paciente é a dificuldade de compreender as palavras, principalmente em reuniões sociais com muitas pessoas falando ao mesmo tempo. Os sintomas podem vir acompanhados de zumbido e tontura.

A presbiacusia pode estar acompanhada de distúrbio da personalidade, e o paciente apresenta irritabilidade, diminuição da capacidade de atenção e da vivacidade, declínio da inteligência, causando tristeza e isolamento familiar e social.

Estes pacientes devem procurar o otorrinolaringologista para avaliação clínica e audiológica. O tratamento envolve a compensação de fatores que possam estar se somando ao processo de envelhecimento e acelerando a perda auditiva, o uso de medicamentos que melhoram a função cerebral e, fundamentalmente, o uso de aparelhos auditivos e a reabilitação fonoaudiológica.

A reabilitação auditiva possibilita a reintegração do idoso ao convívio familiar e social, aumentando sua auto-estima e melhorando sua qualidade de vida. É importante lembrar que idosos são apenas jovens que viveram muito e constituem a memória de um povo. Cuidemos desta memória antes que ela nos deixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário