sábado, 12 de março de 2011

Roncos - O que é?



O ronco é um ruído que ocorre devido a uma obstrução parcial das vias respiratórias superiores durante o sono, que pode ocorrer em razão natural do contato das paredes musculares da faringe devido a diminuição do seu tônus, induzida pelo repouso e pela própria perda de elasticidade que acontece com o decorrer da idade. Pode ser ainda decorrente de uma obstrução nasal devido a um desvio de septo, rinites, sinusites, pólipos nasais; à hiperplasia das amígdalas e adenoides; ao ganho de massa gordurosa no pescoço; e a várias alterações das estruturas das vias aéreas superiores.

A obesidade, associada a vida sedentária, também é um grande fator, principalmente no homem onde o ganho de peso é comum no pescoço, toráx e abdome, ou seja, nas partes mais superiores do corpo; ao passo que na mulher isto não é comum, localizando o ganho de peso nos quadris, coxas, seios, pernas e abdome; parte mais inferiores do corpo. E é esta gordura toracoabdominal que atrapalha nas contrações diafragmáticas e empurra este músculo para cima interferindo na respiração. A gordura abdominal é uma grande preocupação e se caracteriza como um fator de risco. Ela dificulta a circulação e sobrecarrega o aparelho cardiovascular e consequentemente o pulmonar.

E o ronco pode ser a manifestação inicial de um problema mais sério que é Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). Em estudos populacionais, estima-se que 19% das mulheres e 30% dos homens ronquem intensamente, e que a apnéia do sono, por sua vez, ocorra em 2 a 4% da população geral, sendo mais comum nos homens à partir da meia idade.

A apnéia do sono é uma desordem caracterizada pela suspensão da respiração durante o sono. Estes episódios de apneia duram no mínimo 10 segundos, tempo suficiente para que uma ou mais respirações sejam perdidas, após os quais é retomada a respiração normal, e ocorrem repetidamente durante o sono.

O paciente queixa-se principalmente de não ter relaxado e descansado durante o sono, apresentando fadiga, irritabilidade, perda de concentração e memória, e sonolência diurna. A apnéia do sono é classificada em leve, moderada ou grave, e associada a outros fatores de risco, como a hipertensão, diabetes, obesidade, aumenta muito a incidência de infarto e AVC nesses indivíduos.

O ronco pode ser uma manifestação normal em certos indivíduos durante o sono, pode trazer grandes incômodos sociais e familiares, principalmente com a esposa, e pode ser também apenas a ponta de um iceberg de uma doença mais grave, a apnéia do sono.

Indivíduos portadores de roncos intensos, com sensação de sufocamento durante a noite, devem procurar ajuda médica, para realização da Endoscopia Nasal e Polissonografia, para um adequado diagnóstico e tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário