sábado, 8 de janeiro de 2011

Jeriocoacoara



Jericoacoara, ou simplesmente Jeri, é uma praia do município de Jijoca, no extremo oeste do Ceará. Seu nome significa Toca das Tartarugas.

Jeri é um lugar fora do comum comparado com o mundo moderno das cidades, com tempos corridos, engarrafamentos e filas. As ruas são cobertas de areia e as praias se estendem por quilômetros sem interferências visuais... Tudo tem um toque mais lento e mais descontraído.

Até cerca de 20 anos atrás, Jeri era apenas uma simples vila de pescadores isolada do mundo, visitada somente por viajantes aventureiros. Não havia estradas, eletricidade, telefone, televisão, jornais e pouco se usava dinheiro. Mas tudo isso não quer dizer que você vai ter que se privar do conforto e luxo. Quase tudo que desejar, você pode ter em Jeri, desde massagens a jantares deliciosos, de bares tranqüilos a casas com música ao vivo, tem de tudo para todos.

A cidade ficou famosa por ser uma das praias mais belas e longas do mundo, cercada por dunas e lagoas de água doce, como a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso. Em 1984, uma Lei Federal declarou Jericoacoara área de proteção ambiental e em 2002 a área alcançou o status máximo em termos de proteção ambiental, sendo nomeada Parque Nacional. Devido às restrições à construção e leis de proteção ambiental, Jeri tem crescido de uma forma positiva.

Através dos anos a vila tem se adequado às exigências de quem visita Jeri, a estrutura turística é uma das mais importantes do estado do Ceará, conta com mais de 90 pousadas e hotéis, além de uma gastronomia internacional com mais de 40 restaurantes de especialidades diversas: italiana, francesa, regional entre outras.

Outro destaque importante de Jericoacoara é o esporte, e escolas de windsurf, kitesurf, capoeira, sandboard, vêm sendo um dos atrativos mais importantes da região.

Campeonatos de windsurf e kitesurf são periodicamente organizados em Jericoacoara pelas melhores organizações do Brasil e do mundo.

O acesso para quem vai de Fortaleza se dá por 300 km de asfalto, pela Rodovia Estruturante até Jijoca e mais 1h de jardineira subindo e descendo dunas até Jeri, tendo um projeto de construção de um aeroporto já para 2012.

Jeri, por sua característica peninsular, é uma das poucas praias de Brasil onde se pode ver o pôr do sol diretamente no mar. O clima em cima da duna do pôr do sol é de deslumbramento, e quase se pode ouvir o “chiado” do apagar do sol no mar... Que é seguido por um caleidoscópio de cores no céu – um verdadeiro céu de baunilha.

Jeri é diferente de tudo que você já viu na vida.

Um dos ícones mais importantes de Jeri é a pedra furada, formação rochosa esculpida pelo mar por milhares de anos. O interessante da Pedra Furada é também o caminho que leva você até lá e a energia que paira no ar. Para os mais místicos o lugar tem uma energia diferente dos demais locais.

E tem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário