sábado, 28 de agosto de 2010

Coluna Jornal de Jequié: Porque a Rinite Alérgica piora com o Frio?


Apesar de não termos as quatro estações do ano bem definidas em nossa região, é muito comum e freqüente neste período de frio e chuva um aumento significativo dos sintomas alérgicos respiratórios. Embora o inverno seja uma das épocas mais charmosas do ano, para cerca de 40% da população é sinônimo também de piora ou desencadeamento da rinite alérgica e/ou asma.

A rinite é causada por uma reação inflamatória exacerbada do organismo aos alérgenos, ou seja, substâncias que provocam alergia. Alergia, na realidade, não significa falta de defesa do organismo, pelo contrário, é uma defesa exagerada contra agentes que não são potencialmente agressivos ao ser humano. Ou seja, uma pessoa alérgica é aquela que é hiperreativa a determinada substância que para uma pessoa normal não despertaria nenhuma resposta.

O sistema imunológico das pessoas alérgicas, por características genéticas, interpreta que determinada substância é tóxica, e que ele precisa proteger o organismo de sua entrada. É por isto que algumas pessoas, convivem normalmente com fatores que causam a alergia sem ter sintomas, ao passo que outras pessoas ao entrarem em contato com as mesmas substâncias podem ter rinite e asma. Esta característica é herdada dos pais. Quando um homem e uma mulher alérgicos têm um filho, a chance desta criança ser alérgica é de cerca de 50%. Por outro lado, mesmo que nenhum dos pais apresente alergia, a criança ainda assim pode vir a tê-la. Os alérgenos mais comuns são a poeira doméstica, ácaros, fungos, pólen e pêlo de gato ou cachorro.

Os sintomas mais comuns são obstrução nasal, espirros, coriza, coceira no nariz, garganta, olhos e ouvidos, tosse e falta de ar. No inverno, a piora destes sintomas se deve a vários fatores. O ar mais frio e a umidade aumentada favorecem o desenvolvimento maior de ácaros e fungos (mofos ou bolores). Além disso, as mudanças bruscas de temperatura, um menor tempo que se passa ao ar livre e uma maior permanência em lugares fechados, o uso de edredons, agasalhos e cobertores guardados por muito tempo, a maior incidência de viroses, gripes e resfriados e a poluição aumentada explicam um aumento considerável de rinite e asma neste período.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, é comum encontrar pacientes que sofrem além da rinite, de asma também, e vice-versa. Isso porque a asma também é causada pela exposição a fatores alérgicos, causando inflamações na mucosa respiratória, daí a tendência de se desenvolverem ambas as doenças. O nariz é a porta de entrada do sistema respiratório, filtrando, umedecendo e aquecendo o ar antes que chegue aos pulmões. Assim, um bom tratamento de rinite alérgica pode até ajudar a controlar as crises de asma. Por isso, é importante avisar ao médico também sobre a presença da asma, para que o tratamento seja o mais eficiente possível.

O tratamento é de grande importância na qualidade de vida dos pacientes, controlando os sintomas e diminuindo as crises. A melhor forma de tratar é a prevenção, com um rigoroso controle ambiental, que quando não é suficiente, o médico lança mão dos medicamentos antialérgicos.

Previna-se, alergia tem tratamento e controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário