sábado, 21 de novembro de 2009

ATP Finals



Federer e Nadal: todos querem seus dois lugares

Tudo pronto na terra da Rainha.

Amanhã, em Londres, inicia-se o último torneio da ATP do ano, o ATP Finals, para o seleto grupo dos 8 melhores tenistas do mundo. A única ausência será Andy Roddick, #6 do mundo, que não disputará o torneio em virtude de contusão. Em seu lugar entrou o felizardo Robin Soderling, #9 do ranking.

O torneio é disputado em sistema de grupos, com 4 jogadores em cada, jogando entre si, e classificando-se para as semifinais os dois melhores de cada grupo, assim divididos:

Grupo A
Roger Federer #1
Andy Murray #4
Juan Martin del Potro #5
Fernando Verdasco #8

Grupo B
Rafael Nadal #2
Novak Djokovic #3
Nikolay Davydenko #7
Robin Soderling #9

Rafael Nadal, #2 do mundo, ainda tem uma pequena chance de terminar o ano como #1 do mundo, tomando o trono de Roger Federer. A diferença entre eles é de 945 pontos, com 1.500 pontos em jogo no ATP Finals.

Para Federer, basta ganhar seus 3 jogos da fase de grupos, totalizando mais 600 pontos, para assegurar o #1. Para Nadal, a missão é bem mais complicada: tem que ser campeão invicto do torneio e torcer para Federer ganhar apenas 2 jogos na fase de grupos, e ser eliminado já nas semifinais.

Federer e Nadal: olho no olho



Novak Djokovic, o tenista sensação deste final de temporada, campeão do torneio ano passado (antiga Master Cup) e que vem do título do Master 1000 de Paris na semana passada, tem ainda uma remota chance de terminar o ano como #2 do mundo: para isso terá que ganhar o torneio invicto e torcer para Rafael Nadal não vencer nenhum de seus jogos.

Amanhã o grupo A começa com Federer x Verdasco e Murray x Del Potro. Na segunda-feira será a vez do grupo B, com Nadal x Soderling e Djokovic x Davydenko. Os jogos serão disputados na Arena O2, um moderno complexo poliesportivo londrino, que também será sede de jogos nas Olimpíadas de 2012.

Deus salve a Rainha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário