Se você tiver a impressão que a Lua está um pouco maior e mais brilhante neste fim de semana, existe uma razão para isso. A Lua Cheia deste sábado será uma super "lua perigeu" - a maior em quase 20 anos. Este fenômeno é bem mais raro do que a famosa Lua Azul, que acontece uma vez a cada dois anos e meio.
(http://joseestelita.blogspot.com/2009/12/lua-azul-no-reveillon.html)
(http://joseestelita.blogspot.com/2009/12/lua-azul-no-reveillon.html)
"A última Lua Cheia tão grande e tão perto da Terra ocorreu em março de 1993", disse Geoff Chester, do Observatório Naval dos EUA, em Washington. Outra oportunidade de observar o perigeu lunar só será possível em 2029.
Segundo o pesquisador, no perigeu a Lua fica cerca de 50 mil km mais perto da Terra do que quando está no ponto mais distante de sua órbita, também conhecido como apogeu. "Luas perigeu são cerca de 30% mais brilhantes e podem parecer 14% maiores do que as Luas que ocorrem no lado do apogeu da órbita lunar," diz o site da Nasa.
A Lua Cheia vai nascer no leste ao pôr do sol e deve parecer especialmente grande quando estiver próxima ao horizonte por causa do que é conhecido como "ilusão da lua".
http://joseestelita.blogspot.com/2009/08/porque-lua-parece-maior-no-horizonte.html
http://joseestelita.blogspot.com/2009/08/porque-lua-parece-maior-no-horizonte.html
Mesmo que se tenha sensação de poder tocar o satélite, a Lua do sábado ainda estará a uma distância saudável - cerca de 356,577 km de distância.
A influência do satélite natural poderá ser sentido essencialmente nas marés, no entanto, os efeitos sobre a Terra são menores, e de acordo com estudos mais detalhados, a combinação da Lua estar em sua maior aproximação da Terra em sua configuração "lua cheia", não deve afetar o equilíbrio interno da energia do planeta.
E o melhor de tudo: vai ser exatamente no dia e horário da Festa de Anivesário de 4 anos da minha Princesa Giulia!
Basta que olhemos na direção leste do céu às 19:30h.
Parabéns meu amor, você é mesmo uma criança iluminada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário